“EXISTE MUITA COISA QUE NÃO TE DISSERAM NA ESCOLA”: LEGADO E (RE)EXISTÊNCIAS DO MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL AO LONGO DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.81745Resumo
Este artigo objetiva discutir o protagonismo do Movimento Negro em acontecimentos históricos, transcorridos ao longo do século XX, que fizeram parte da formação social brasileira e que vêm contribuindo para o fortalecimento da identidade coletiva negra no país. Ao longo do manuscrito, salientamos o legado de lutas sociais e políticas da negritude brasileira, com foco para certos avanços históricos, tais como os que resultaram nas políticas de ações afirmativas voltadas à população negra. O referencial teórico baseou-se na vida política e militante de intelectuais tais como Abdias Nascimento e Nilma Bentes, destacando-se a participação desta última nos preparativos que resultaram na Conferência de Durban, na África do Sul, considerada um marco da luta antirracista. Sem pretender esgotar o tema, concluímos o artigo sublinhando os desafios atuais para a manutenção das políticas antirracistas no Brasil.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.