TRILHANDO A HISTÓRIA INTELECTUAL: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE AMÍLCAR CABRAL E ANÁLISE DE SUAS PRIMEIRAS BIOGRAFIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.81601Resumo
Amílcar Cabral, destacado intelectual, líder político e teórico revolucionário, desempenhou um papel crucial nas lutas pela independência na África, notadamente nas colônias portuguesas. Nascido em 1924 na Guiné-Bissau, emergiu como figura central no movimento de libertação africano no século XX. Reconhecido por sua eloquência, visão política e compromisso social, Cabral tornou-se o arquiteto intelectual da luta pela liberdade em Guiné-Bissau e Cabo Verde. Sua teoria inovadora da "luta de classes aplicada à realidade colonial" influenciou movimentos de libertação e a teoria política contemporânea. Este artigo propõe um mapeamento abrangente das produções científicas dedicadas a Amílcar Cabral, visando compreender seu legado intelectual e impacto na história e pensamento político africanos, incluindo uma análise aprofundada de suas primeiras biografias e como estas contribuíram para a construção da narrativa sobre sua vida e obra.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.