A LUTA ANTIRRACISTA DE ABDIAS NASCIMENTO A PARTIR DO JORNAL QUILOMBO (1948-1950):
REFLEXÕES SOBRE O MOVIMENTO NEGRO E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.81467Resumo
Este texto tem como objetivo destacar reflexões acerca da luta antirracista do movimento negro brasileiro, tendo a figura de Abdias Nascimento como um importante expoente. A principal fonte deste artigo é o jornal “Quilombo” que circulou nacionalmente e internacionalmente entre os anos de 1948 e 1950. Dessa forma, discutimos como Abdias Nascimento, diretor do jornal, desenvolveu uma teoria de ação social denominada como “Quilombismo” que se relacionava com a ideia do panafricanismo em que valorizava a história e a cultura africana. Além disso, a educação foi vista como um dos elementos cruciais para o combate ao racismo na sociedade brasileira pelo movimento negro. Portanto, discutimos como esse tema aparece nas dez edições do jornal, de modo a compreendermos que conquistas atuais como a lei 10639/03 são resultado de reivindicações e luta do movimento negro brasileiro.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.