ANTOLOGIA DO INSULTO: NOTAS DISCURSIVAS SOBRE O MARCADOR RACIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.81402Resumo
O artigo pretende examinar a articulação do pensamento de intelectuais brasileiros representados por Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906), João Batista de Lacerda (1846-1915) e Francisco José de Oliveira Vianna (1883-1951), e demonstrar que suas argumentações em torno do pessimismo relacionado a presença negra na sociedade brasileira estimulou e produziu uma cultura de convicções negativas em relação ao não branco, influenciando na construção de mentalidades sociais que reproduzem vínculos de relações de desrespeito no mundo da vida. O insulto por meio das suas diversas modalidades comportamentais é o fenômeno circulante que determina e orienta o pensamento racializado, recepcionado pela hierarquia de crenças baseadas na cor da pele.
Palavras-chave: Insulto, racialismo, homens da ciência, mentalidade.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.