QUILOMBO CAFUNDÓ: UM QUILOMBO MULHER
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.80997Palavras-chave:
Ancestralidade, Mulher Negra, Quilombo, MemóriasResumo
Este artigo tem como objetivo investigar o protagonismo das mulheres numa linha matrilinear na formação da Comunidade do Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora - SP, na pessoa das Matriarcas Dona Ifigenia Maria das Dores, Dona Benedita Pires Pedroso e Cida Aguiar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental em arquivos sonoros da Coleção Projeto Cafundó da Plataforma de Documentos Sonoros do Centro de Documentação Alexandre Eulálio da UNICAMP, com fundamentação na obra de Carlos Vogt e Peter Fry (VOGT; FRY, 2013); Lélia Gonzales (GONZALES, 2020) e Beatriz Nascimento (RATTS, 2006). Os resultados apontam para o resgate da ancestralidade e das memórias das matriarcas no registro da história do Quilombo do Cafundó, reconstituindo parte desse passado em sua linha matrilinear que ainda atravessa as gerações atuais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.