A Atualidade de Guerreiro Ramos
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.80986Resumo
Partindo da polêmica provocada em janeiro de 2022, depois da publicação de um artigo de opinião de Antonio Risério sobre a existência da racismo reverso, nos demos conta de que as críticas e reflexões de Guerreiro Ramos sobre as ciências sociais e sobre os estudos raciais no Brasil continuam muito atuais, no entanto, nosso autor raramente tem sido citado; fato que nos suscitou algumas indagações: o que explica o apagamento de Guerreiro Ramos nos estudos raciais produzidos no Brasil na atualidade? Seria Guerreiro Ramos um intelectual cancelado nas discussões raciais da atualidade? Estas indagações nos remetem a um breve estudo bibliográfico, através do qual analisamos algumas obras de grande relevância para os estudos étnico-raciais do Brasil. Consideramos salutar refletir sobre a importância de Guerreiro Ramos para a construção de uma perspectiva epistemológica sobre a questão racial no Brasil.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.