UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA E DAS COTAS RACIAIS NO CEARÁ (1955-2021)
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.80953Resumo
As Ações Afirmativas constituem-se como políticas públicas de prazo temporário para grupos que tiveram a sua trajetória de direitos (simbólicos e materiais) historicamente prejudicada (SILVA; SILVEIRO, 2003; MUNANGA, 2003). Ademais, essas políticas encontram nas “cotas” uma possibilidade de inclusão específica por meio de vagas direcionadas a determinados segmentos discriminados, visando ao seu ingresso em instituições públicas e privadas, sejam de cunho étnico-raciais, de classe, de gênero entre outros. Por meio da análise do discurso e da interpretação de imagens registradas em impressos jornalísticos, o trabalho busca refletir sobre o silenciamento histórico da identidade negra no Ceará, assim como trazer elementos para se problematizar os desafios para a efetivação das cotas raciais no estado. O estudo conclui que o procedimento de heteroidentificação instituído por demanda dos movimentos sociais possibilitam, além da afirmação identitária, a educação das relações étnico-raciais no Ceará.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.