ENTRE VESTES E OBJETOS: GÊNERO E CULTURA MATERIAL NAS RELIGIÕES AFRO-AMERÍNDIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.79535Resumo
O texto que segue pretende expor e analisar as dinâmicas de gênero e suas relações com a cultura material nas religiões afro-ameríndias. Para tal, priorizamos as vestes e os objetos litúrgicos que integram o universo imagético sagrado dos terreiros como forma de apontar que os marcadores sociais da diferença não estão circunscritos aos corpos e às diferenças sexuais. As vestes e os objetos informam cosmologias; reforçam dicotomias como masculino/feminino; subvertem ou reiteram dispositivos de controle caros ao mundo ocidental. Antes de adentrar propriamente nessas questões, analisaremos brevemente os motivos da massiva concentração de estudos afro-ameríndios no campo da Antropologia se comparada à produção historiográfica. Também debatemos possíveis reformulações junto às metodologias e concepções de fontes que podem ser realizadas a fim de povoar a História com estudos e problematizações dessa natureza.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.