ENTRE VESTES E OBJETOS: GÊNERO E CULTURA MATERIAL NAS RELIGIÕES AFRO-AMERÍNDIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2023.79535

Resumo

O texto que segue pretende expor e analisar as dinâmicas de gênero e suas relações com a cultura material nas religiões afro-ameríndias. Para tal, priorizamos as vestes e os objetos litúrgicos que integram o universo imagético sagrado dos terreiros como forma de apontar que os marcadores sociais da diferença não estão circunscritos aos corpos e às diferenças sexuais. As vestes e os objetos informam cosmologias; reforçam dicotomias como masculino/feminino; subvertem ou reiteram dispositivos de controle caros ao mundo ocidental. Antes de adentrar propriamente nessas questões, analisaremos brevemente os motivos da massiva concentração de estudos afro-ameríndios no campo da Antropologia se comparada à produção historiográfica. Também debatemos possíveis reformulações junto às metodologias e concepções de fontes que podem ser realizadas a fim de povoar a História com estudos e problematizações dessa natureza.

Biografia do Autor

Larissa Lira, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Filosofia - Licenciatura Plena (Universidade Estadual da Paraíba) - 2008; Pós-graduada em Design de Moda - (SENAI Cetiqt - RJ) - 2014; Mestre em Ciências das Religiões (Universidade Federal da Paraíba) - 2017; Integrante do Raízes desde 2015: grupo de pesquisa sobre religiões mediúnicas e suas interlocuções, vinculado ao PPGCR- UFPB; Especialização em Cinema e Produção Audiovisual (em andamento, com estimativa de término para 2024); Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões (PPGCR-UFPB), desenvolvendo pesquisa sobre estética e indumentária no culto da Jurema. Membro da Equipe Editorial - Revista Religare (Revista do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da UFPB); Tem experiência na área dos estudos de memória, etnografia e religiões afro-brasileiras. Desenvolve trabalhos na linha de pesquisa: religião, cultura e sistemas simbólicos.

Lucas Medeiros , Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutor em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desenvolve pesquisas com enfoque na história das religiões; cosmopercepções afro-ameríndias; memória, oralidade e tradições orais. Outros temas de interesse são os marcadores sociais da diferença, a saber, gênero, sexualidade, raça e território. Integrante do NINETS (Núcleo de Investigações e Intervenções em Tecnologias Sociais - UEPB).

Downloads

Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

n. 29 (2023): Gêneros, poderes e sexualidades nas tramas da história