O LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.73407Resumo
Resumo
Este artigo reflete sobre a importância do letramento digital de professoras e professores que atuam no ensino básico. Além de observar a importância de um letramento midiático que dê conta não apenas de questões operacionais, mas também se debruce para o estudo do funcionamento da rede em relação a privacidade de dados de crianças e adolescentes em um cenário de plataformização da educação e comportamento algorítmico que customiza aquilo que deve ou não aparecer em feeds infinitos. Há uma grande necessidade de formação continuada que busque o aperfeiçoamento desses docentes no que se refere ao uso das novas tecnologias digitais de informação e comunicação, as chamadas (NTICs). Letrados digitalmente, professores e estudantes, tornam-se peças fundamentais para combater a disseminação do discurso de ódio, fake news e a desinformação.
Palavras-chave: Letramento digital; fake news; discurso de ódio; ensino de história
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