O LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.

Autores

  • Max Fabiano Rodrigues de Oliveira Secretaria de Educação da Cidade de Cabo Frio

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2023.73407

Resumo

Resumo

Este artigo reflete sobre a importância do letramento digital de professoras e professores que atuam no ensino básico. Além de observar a importância de um letramento midiático que dê conta não apenas de questões operacionais, mas também se debruce para o estudo do funcionamento da rede em relação a privacidade de dados de crianças e adolescentes em um cenário de plataformização da educação e comportamento algorítmico que customiza aquilo que deve ou não aparecer em feeds infinitos. Há uma grande necessidade de formação continuada que busque o aperfeiçoamento desses docentes no que se refere ao uso das novas tecnologias digitais de informação e comunicação, as chamadas (NTICs). Letrados digitalmente, professores e estudantes, tornam-se peças fundamentais para combater a disseminação do discurso de ódio, fake news e a desinformação. 

Palavras-chave: Letramento digital; fake news; discurso de ódio; ensino de história

Biografia do Autor

Max Fabiano Rodrigues de Oliveira, Secretaria de Educação da Cidade de Cabo Frio

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Veiga de Almeida. Bolsista PROUNI.  Bolsista CAPES durante o mestrado e o período sanduíche do doutorado na Universidade de Chicago.

Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história agrária, história da Baixada Fluminense, pós-abolição, trajetória familiar.

Foi professor de lógica de programação pela Play2Learn. Pesquisa letramento digital, a utilização de novas tecnologias em sala de aula e conceitos de Educação Criativa, racismo algorítmico. Cofundador do projeto de divulgação científica e história pública, Poeira da História.

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Publicado

2023-05-10