REFUGIADOS AMBIENTAIS: PROPOSIÇÕES DESDE O PENSAMENTO DE JOAQUÍN HERRERA FLORES

Autores

  • Alex Bruno Feitoza Magalhães Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Roberta Rayza Silva de Mendonça Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2023.70461

Palavras-chave:

Refugiados Ambientais, Direitos Humanos, Herrera Flores

Resumo

O presente trabalho objetiva tensionar como se dá a afirmação dos Direitos Humanos a partir do pensamento do jurista espanhol Joaquín Herrera Flores. O escrito parte de uma busca pela contextualização dos Direitos Humanos na contemporaneidade. Passando pelo importante papel de filósofos, juristas, pesquisadores, defensores ou ativistas dos Direitos Humanos, em propor ideias para pensar a afirmação e/ou efetivação de direitos. Primeiro, por meio da apresentação do caso dos refugiados; em seguida, refletirá sobre os contornos do termo refugiado ambiental, a noção de cidadania e o pensamento crítico de Herrera Flores; e por fim, buscará uma explicação à questão dos refugiados ambientais.

Biografia do Autor

Alex Bruno Feitoza Magalhães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Direito - Universidade Federal de Pernambuco (PPGD/UFPE). Mestre em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco (PPGDH/UFPE). Especialista em Filosofia e Teoria do Direito - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Graduado em Direito - Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: Pós-colonialidade e Integração Latino-Americana (FDR-UFPE/CNPq), Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (G-pense-UPE/CNPq) e Educação em Direitos Humanos: políticas, currículo e práticas no ensino superior jurídico do Sertão de Pernambuco (FACEPE/UPE). Extensionista do Programa de Apoio e Acompanhamento para Acesso à Pós-Graduação Stricto Sensu (FACEPE/UPE) e do Papo de Quinta - Ciclo de Debates Insurgentes (G-pense-UPE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Roberta Rayza Silva de Mendonça, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Direito - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Direitos Humanos: Educação e Ressocialização - Universidade Cândido Mendes. Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Professora do Curso de Direito do Centro Universitário do Rio São Francisco - UniRios. Membra associada da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). Coordenadora do Grupo de Estudos María Lugones (UniRios). Coordenadora do Projeto de Extensão Encontros: Ciclo de Debates sobre Direito, Diversidade e Sociedade (UniRios). Pesquisadora do Grupo do Direito, Pragmatismo(s) e Filosofia (UERJ/CNPq). Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE/CNPq). Pesquisadora do G-pense! - Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (UPE/CNPq). Co-editora de Seção da Revista Debates Insubmissos (UFPE/CAA). Extensionista do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina. Possui interesse nas áreas de: direitos humanos, migrações, gênero, sexualidades, produção de subjetividades e pós-estruturalismo.

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Publicado

2023-12-23