Carnaval, carnavalização e discursos de representação negra no Brasil na construção estética e narrativa do filme Xica da Silva
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2020.52258Palavras-chave:
carnaval, carnavalização, Xica da Silva, Chica da Silva, mulher negra, cinema brasileiroResumo
Este artigo propõe uma análise do filme Xica da Silva (Cacá Diegues, 1976) e de seu contexto de criação, considerando a influência das literaturas brasileiras ficcional e científica sobre relações raciais e de gênero, do carnaval brasileiro e das representações da escravidão negra no Brasil na construção do argumento, roteiro e narrativa audiovisual do filme feita pelos autores Cacá Diegues (direção, argumento e roteiro) e João Felício dos Santos (argumento e roteiro). Propomos também analisar, de forma mais aprofundada do que comumente feito, a relação entre essas instâncias da cultura brasileira, as escolhas estéticas e narrativas do filme Xica da Silva e o conceito de carnavalização conforme investigado pelo semioticista russo Mikhail Bakhtin.Referências
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