COMPANHIA BRASILIANA E A CONSTITUIÇÃO DO TEATRO FOLCLÓRICO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.48204

Palavras-chave:

História, Identidade nacional, Protagonismo Negro

Resumo

Este artigo visa discutir – a partir da análise de fontes documentais e da escassa bibliografia sobre o tema – a importância do grupo Teatro Folclórico Brasileiro/Brasiliana para a constituição e expansão do Teatro Folclórico no Brasil. Pretende ainda analisar o protagonismo deste grupo, entre 1949 e 1951, no amplo debate promovido por setores da intelectualidade e da imprensa acerca da identidade nacional brasileira e sua relação com a cultura negra e popular.

Biografia do Autor

Roberto Augusto A. Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em História Comparada pela UFRJ; atualmente cursa Doutorado Sanduíche em Harvard University; autor do livro A capoeira do Maranhão entre as décadas de 1870 - 1930 (IPHAN/2019); tem ainda artigos publicados nas revistas Afro-Ásia (UFBA) e Recorde (UFRJ).

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Publicado

2020-12-17