Nota sobre o tema da modernização técnica e científica em J. J. Grandville

Autores

  • José Roberto Silvestre Saiol Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
  • Lorelai Kury Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2017.28397

Resumo

DOI: 10.12957/transversos.2017.28397

A presente nota de pesquisa procura discutir o tema da modernização técnica
e científica no trabalho do ilustrador romântico francês J. J. Grandville (1803-1847). Nossas investigações preliminares mostram que, assim como a transfiguração de animais e os estudos satíricos dos costumes, imagens associadas ao processo de modernização constituem um dos temas privilegiados na obra de Grandville. Além disso, essa tópica ocasionalmente faz referência ao campo das artes, especialmente à música, à escultura e à literatura.

Biografia do Autor

José Roberto Silvestre Saiol, Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestrando no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, com bolsa CAPES.

Lorelai Kury, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Professora e pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Downloads

Publicado

2017-04-30