Entre barracões de escolas de samba e a sala de aula: circulando os saberes da arte do carnaval

Autores

  • André Luiz Porfiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2017.27830

Resumo

DOI: 10.12957/transversos.2017.27830

O artigo pretende apresentar a Arte do Carnaval nas suas formas e feitos realizados no desfile das escolas de samba. Daí, engendraremos uma prática experimental em aulas do componente curricular Arte. Partimos da hipótese de que há saberes nos barracões de alegorias e fantasias e nos barracões de ala, locais de invenção, desenvolvimento e construção dos sonhos carnavalescos. Na tessitura da circulação dos saberes está outro espaço da investigação: a sala de aula. Iremos relatar algumas experiências realizadas com a arte do carnaval na sala de aula com alunos e alunas do Ensino Médio. A diversidade de materiais utilizados, as invenções, as releituras e ressignificações que acontecem nos barracões das escolas de samba convergem, na pesquisa, com os fazeres contemporâneos do ensino da arte na educação básica.

Palavras-chave: arte do carnaval; ensino de arte; escolas de samba; circulação de saberes

Biografia do Autor

André Luiz Porfiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo PROPED-UERJ (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Mestre em Teatro pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Professor de Arte do ISERJ (Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro).

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Publicado

2017-04-18