FOTOGRAFIA E HISTÓRIA, A EXISTÊNCIA E O VESTÍGIO REMANESCENTE: CORPOS NEGROS DE MULHERES NO ‘TEATRO DE ENUNCIADOS’ DO BRASIL OITOCENTISTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2015.19799Resumo
DOI: 10.12957/transversos.2015.19799
Rever e refletir sobre fotografias, discursos e memórias construídas no Brasil oitocentista é o objetivo desta abordagem. Exercitar a descrição de imagens de corpos negros de mulheres é oportunidade para se problematizar marcas de sexo-gênero, raça-etnia e condição civil/servil que os localizam (e viabilizam) na sociedade. São marcas que os atrelam a seus destinos biológicos e à dinâmica da ordem escravocrata, possibilitam perceber sentidos historicamente construídos em traços e espessuras, e discutir molduras do pensamento. Problematizar fotografias de corpos negros no/do feminino no oitocentos é parte de um projeto de análise baseado em teorias feministas e na metodologia da “desconstrução”, tomada como exercício crítico da historiografia e da cultura, para buscar a reconstrução de objetos/sujeitos/subjetividades/discursos e outras histórias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.