CHAPA BRANCA: FARDA E FANTASIA NOS DESFILES DA BEIJA-FLOR (1973-1975)

Autores

  • Carlos Carvalho da Silva Universidade Federal do Rio da Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2017.30784

Palavras-chave:

POLÍTICA CULTURAL, CULTURA MATERIAL, CARNAVAL, BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS, CHAPA BRANCA.

Resumo

Neste artigo, propomos estabelecer um estudo sistemático dos enredos chapa branca no GRES Beija-Flor de 1973 a 1975. Nos periódicos da época e por meio da política cultural, identificamos a interpretação dos enredos que enalteceram as realizações governamentais durante o chamado milagre brasileiro no regime militar. Na produção textual (enredos e samba-enredo) observamos relações com a ideologia militar. Isso caracterizou a imagem negativa relacionada à agremiação nilopolitana, com o estigma de Unidos da Arena, fardo atribuído pela imprensa escrita.

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Publicado

2018-05-09

Como Citar

Silva, C. C. da. (2018). CHAPA BRANCA: FARDA E FANTASIA NOS DESFILES DA BEIJA-FLOR (1973-1975). Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 14(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2017.30784

Edição

Seção

Artigos