“DEIXA EU BRINCAR DE SER FELIZ”: A ARTICULAÇÃO ENTRE FESTA E MÚSICA NOS BLOCOS DE CARNAVAL DE RUA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2017.18491Palavras-chave:
CARNAVAL, HIBRIDIZAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO, FESTA.Resumo
Este artigo apresenta e problematiza o panorama atual do carnaval dos blocos de rua na cidade do Rio de Janeiro para, a partir dessa discussão, entender os elementos que estão auxiliando o desenvolvimento do boom pelo qual essa festa popular vem passando desde o início dos anos 2000. A nova configuração da festa envolve outras formas de gestão e organização, levando à profissionalização do fazer carnavalesco, que pode ser associado a uma nova visão profissionalizante dos blocos de carnaval. As práticas dos blocos de carnaval são consolidadas mediante processos de hibridização musical que podem auxiliar a construção de diferenciações internas e também o desenvolvimento de “retradicionalização” do carnaval.
Downloads
Publicado
2018-05-09
Como Citar
Frydberg, M. B. (2018). “DEIXA EU BRINCAR DE SER FELIZ”: A ARTICULAÇÃO ENTRE FESTA E MÚSICA NOS BLOCOS DE CARNAVAL DE RUA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 14(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2017.18491
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).