MAJESTADES DA FOLIA: A INFLUÊNCIA DO “IMAGINÁRIO MONÁRQUICO” NAS MANIFESTAÇÕES DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2009.12159Palavras-chave:
CARNAVAL, BRASILIDADE, SAMBA, PEQUENA ÁFRICA, MONARQUIA, DON OBÁ II.Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2009.12159
O artigo percorre um roteiro sentimental pelo Cais do Porto do Rio de Janeiro no século XIX seguindo os passos de Dom Obá II, príncipe d`África, e do babalorixá João Alabá e de sua mãe pequena, a famosa Tia Ciata, para resgatar as sobrevivências de um imaginário monárquico brasileiro nos hábitos culturais do povo do Porto: tatuagens, indumentária, música, dança e outros. Sobre essa vida popular lança-se o olhar tenaz de João do Rio, acusando esse “monarquismo” popular como se ele tivesse um caráter restaurador, revolucionário e meramente ideológico. No entanto, o tempo mostrou por meio dos ranchos e carnavais que os reis, rainhas e imperadores de outrora participavam somente renasceram como expressão de uma saudade, em marchinhas e, posteriormente, nomes de agremiações carnavalescas e sambas-enredos.
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