A LEI 10.639 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO UMA AGENDA DE PESQUISA-AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2011.1702Resumen
O artigo apresenta a estrutura de um programa de pesquisa sobre a Lei 10.639 e o ensino de Geografia. Considerando o Movimento Negro como ator central na construção da Lei, busca-se retomar a complexidade de sentidos da pauta construída nos processos de disputa pela Educação enquanto instrumento da luta anti-racismo. Tal complexidade se desdobra num conjunto de cinco vertentes de investigação: (i) Inserção e Revisão de conteúdos programáticos do currículo Praticado de Geografia; (ii) Revisão de Práticas, Materiais e Métodos Pedagógicos; (iii) Gestão das Relações Raciais no Cotidiano Escolar; (iv) Relações de Poder na Construção do Currículo Praticado na Escola; (v) Movimento negro, lutas na Educação e escalas da política.Descargas
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Publicado
2011-09-19
Cómo citar
SANTOS, Renato Emerson dos. A LEI 10.639 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO UMA AGENDA DE PESQUISA-AÇÃO. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 7, n. 1, p. 04–24, 2011. DOI: 10.12957/tamoios.2011.1702. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/1702. Acesso em: 10 may. 2025.
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