GEOGRAFIA, SAÚDE E CÂNCER: OS CASOS DE NEOPLASIA HEPÁTICA NO SEXO MASCULINO NA MACRORREGIONAL DE SAÚDE NORTE DO ESTADO DO PARANÁ, DE 2001 A 2010
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.9767Resumo
As Neoplasias são responsáveis por cerca de 13 % de todas as causas de óbito no mundo onde mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente decorrente desta doença. Os casos de têm aumentado nas últimas décadas e chamado atenção de várias ciências na busca de apontar as causas que responda o aumento e ocorrência desta. Inúmeras são as gêneses que podem levar as Neoplasias, contudo serão destacadas aquelas que podem estar associadas à veiculação hídrica. Dentro desta perspectiva o presente trabalho tem por objetivo apresentar a espacialização dos casos de Neoplasia hepática na macrorregional de Saúde do norte do Estado do Paraná entre o período de 2001 a 2010. De modo geral, os dados mostraram-se crescentes ao longo do período estudado o que remete estudos mais específicos sendo indicado a espacialização dos casos de neoplasia hepática a nível municipal para um melhor resultado. Estudos como estes são de extrema importância visto que busca as relações de causa – efeito em algumas áreas de risco à saúde contribuindo de forma efetiva como um indicador de risco para a saúde humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.