A BAHIA DE JORGE AMADO: DO UNIVERSO LITERÁRIO AO TURISMO BAIANO
UMA REFLEXÃO SOBRE TURISMO E LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.90218Resumo
O vento forte do turismo sopra nas areias do litoral literário. Banhado pelas águas da literatura, este fenômeno social exala o perfume da potência criativa. Faltam pontes. Sobram inspirações. Diante desse cenário, apresenta-se um conjunto de ponderações e aproximações entre turismo e literatura, tendo como pano de fundo a obra de Jorge Amado, inclusive sua contribuição para este debate, legada por meio de seu guia turístico. Objetivando contribuir com a consolidação da ponte turismo-literatura, o trabalho contou com uma revisão bibliográfica e documental e com entrevistas com sujeitos-chave. Constata-se que a construção de uma práxis turística emancipatória se fortalece com os apontamentos amadianos sobre o fenômeno, bem como que a organização de visitações baseadas em referências literárias pode se beneficiar da abordagem do turismo como fenômeno social.
Palavras-chave: Turismo; Literatura; Jorge Amado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Débora Harumi Rodrigues Sanbuichi, Thiago Sebastiano de Melo, Marianne Vasconcelos Prado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.