Índice de áreas ambientalmente sensíveis a desertificação:

aplicações no submédio Vale do São Francisco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2026.86385

Resumo

As Áreas Ambientalmente Sensíveis à Desertificação (AASD) são regiões caracterizadas por uma elevada degradação causada tanto por ações humanas quanto por fatores climáticos. Esta sensibilidade resulta na degradação do solo e da vegetação, muitas vezes tornando a recuperação dessas áreas um desafio complexo, acompanhado de custos sociais, econômicos e ambientais significativos (MMA, 2007). Assim, este trabalho objetiva compreender a distribuição das Áreas Ambientalmente Sensíveis à Desertificação no trecho baiano do Submédio São Francisco. A metodologia utilizada foi embasada a partir de revisões bibliográficas acerca das AASD e suas variáveis dentro do Submédio São Francisco, como também pelo georreferenciamento e integração dos dados obtidos pelas plataformas do IBGE (2021), MapBiomas (2021) e pela ANA (2022), em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), no software QGIS. Desse modo, os resultados atingidos viabilizarão o desenvolvimento de novas pesquisas em maior detalhe, como também, a implementação de políticas públicas que mitiguem o processo de desertificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Silva Santos, UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Graduanda em licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), integrante do grupo de estudos e pesquisa Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST) e bolsista de iniciação científica pelo CNpq no projeto "Modelagem de desertificação para cenários de mudanças climáticas: Aplicações no Submédio Vale Do São Francisco". Além do mais, está vinculada à Associação de Geógrafos da Bahia (AGB).

Antonio Rodrigues Santos, UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Técnico em Agropecuária pelo Centro Territorial de Educação Profissional da Bahia (CETEP); Integrante do Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST); Bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq no Projeto Mudanças climáticas, desertificação e suas implicações na redução da biodiversidade e de áreas produtivas: análise de cenários sustentáveis no semiárido baiano.

Cristiano Pereira de Souza, UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Professor Adjunto do Colegiado de Geologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2011). Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Pós-doutorado em Geografia (2018-2023) pela Unimontes. Pós-doutorado em Geografia com projeto financiado pela FAPEMIG e CNPq. Atuou como professor designado no Departamento de Geociências da Unimontes. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais - UNEB. Participa do programa de Pós-Graduação em Geografia (mestrado) da Unimontes como professor visitante. Na área de pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: modelagem com algoritmos de aprendizado de máquina, relação solo-paisagem, SIG, geomorfologia e geologia, mapeamento geoambiental, zoneamentos, gestão de bacias hidrográficas.

Kleber Carvalho Lima, UPE - Universidade de Pernambuco

Professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE), campus de Garanhuns e docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS/UPE). Coordenador do Laboratório de Geografia Fisica (LAGEFIS - UPE/Garanhuns) e do Grupo de Trabalho em Geomorfologia (GT-Geomorfo). Possui doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017), com periodo sanduiche na Ben-Gurion University of the Negev - Israel (2015), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Rio Claro (2012) e graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2008). Tem experiência em Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia do Semiárido, Processos Erosivos e Recursos Hidricos, Mapeamento Geomorfológico, Dinâmica Fluvial, Quaternário e Luminescência Opticamente Estimulada (LOE) e Sistema de Informações Geográficas (SIG).

Sirius Oliveira Souza, UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Licenciado em Geografia pela Faculdade Pitágoras - Unidade Teixeira de Freitas (PROUNI). Especialista em ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Rio Claro (2018). Atualmente é Professor Adjunto do Colegiado de Geografia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT ) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) . Também é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB- campus I). É pesquisador líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST-UNIVASF) e membro titular da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Cientifico -Tecnológica, na área de Ciências Humanas e Educação na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB. Foi avaliador do Programa Nacional de Livro Didático na área de Geografia (PNLD/CAPES) e participou da Comissão de Avaliação Quadrienal e APCN dos programas de pós-graduação em Geografia - CAPES (2017-2020). Têm experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia e Planejamento; Geomorfologia e Planejamento e Análise Ambiental.

Downloads

Publicado

2026-01-26

Como Citar

SILVA SANTOS, Kelly Beatriz; RODRIGUES SANTOS, Antonio Felipe; PEREIRA DE SOUZA, Cristiano Marcelo; CARVALHO LIMA, Kleber; OLIVEIRA SOUZA, Sirius. Índice de áreas ambientalmente sensíveis a desertificação:: aplicações no submédio Vale do São Francisco. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 22, n. 1, 2026. DOI: 10.12957/tamoios.2026.86385. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/86385. Acesso em: 5 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos