CARLOS WALTER E A COMISSÃO PASTORAL DA TERRA: CIÊNCIA, MILITÂNCIA E AFEIÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.85960Resumo
Este artigo, feito a muitas mãos, visa resgatar e caracterizar a memória da relação de trabalho, parceria e amizade que, por quase 20 nos, mantiveram o professor Carlos Walter Porto-Gonçalves e a Comissão Pastoral da Terra – CPT. Ele, geógrafo agrário militante, no seu labor acadêmico e ação política mutuamente requerentes e complementares, teve na CPT, um organismo pastoral de solidariedade aos movimentos, organizações e lutas camponesas, uma fonte privilegiada de dados, e ela encontrou nele um porto seguro de reflexão e apoio. Em especial, esta relação tinha ponto de partida e alento no CEDOC – Centro de Documentação Dom Tomás Balduino, com seus dados de conflitos no campo brasileiro, coletados, sistematizados e publicados desde 1985. O artigo é memória e análise, homenagem e gratidão. Consta de duas sessões: a primeira, baseada em depoimentos de membros do CEDOC, traz os principais elementos do percurso daquela parceria; a segunda versa sobre a assessoria à atuação da CPT, a partir de opiniões de seus agentes, de lideranças camponesas e em eventos da CPT, que ilustram as principais contribuições do professor, comentadas nas considerações finais, revelando a identidade e a cumplicidade da relação Carlos Walter / CPT e o quanto ela foi amorosamente significativa e produtiva para ambos e além.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-07-23 (3)
- 2024-07-23 (2)
- 2024-07-22 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ruben Siqueira, Flavio Lazzarin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.