O RICO E CRIATIVO DEBATE DE CARLOS WALTER PORTO-GONÇALVES COM MARX
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.85914Palavras-chave:
Carlos Walter Porto-Gonçalves , Karl Marx, Ecologismo PopularResumo
Este texto busca resgatar, a partir das relações pessoais do autor e da autora com o homenageado e da leitura de alguns de seus textos, o rico e criativo debate estabelecido por Carlos Walter Porto-Gonçalves, com o pensamento marxiano. Como Carlos nos disse inúmeras vezes, Marx era seu ponto de partida fundamental para a crítica ao capitalismo e às mazelas, violências e destruições produzidas por este. Mas, tal como a melhor tradição de autores marxistas, Carlos não se limitava a repetir as ideias de Marx, apoiava-se nelas para dar sua contribuição à compreensão dos desafios da atualidade, em diálogo com as lutas e os sujeitos destas nos dias de hoje no Brasil e na América Latina.
Downloads
Referências
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A dimensão geopolítica da crise brasileira: uma perspectiva desde os grupos sociais em situação de subalternização. Geographia. Ano 18. Nº37. 2016.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia: encruzilhada civilizatória – tensões territoriais em curso. IPDRS – CIDES/UMSA, 2018.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Um ecologismo popular em defesa da vida, da dignidade e do território: uma contribuição autobiográfica de um geógrafo ativista. In: https://www.incomunidade.pt/um-ecologismo-popular-em-defesa-da-vida-da-dignidade-e-do-territorio-uma-contribuicao-autobiografica-de-um-geografo-ativista-carlos-walter-porto-goncalves/ Publicado em novembro de 2021 - ACESSO em 05/06/2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Alentejano, Virginia Fontes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.