CARLOS WALTER PORTO-GONÇALVES, PRESENTE! A GEOGRAFIA DESCOLONIAL DE UM INTELECTUAL DE ABYA YALA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.85566Palavras-chave:
Carlos Walter Porto-Gonçalves, Colonialidade do saber, Giro descolonial, GeografiaResumo
Este texto é uma homenagem ao geógrafo, orientador de doutorado e amigo Carlos Walter Porto-Gonçalves, falecido em setembro de 2023. Um dos principais nomes da geografia brasileira e do pensamento social latino-americano nas últimas décadas, Carlos Walter em quase cinco décadas de trajetória intelectual e militante produziu, a partir de seus enredamentos acadêmicos e, principalmente, com lutas de movimentos sociais na Amazônia, no Brasil e na América Latina, um conjunto de ideias que reverberam através de suas publicações, mas também de alunos, orientandos e parceiros. O texto retoma algumas destas, aquelas que mais influenciaram nossa trajetória, em anos de aprendizado a partir do convívio com ele na Associação dos Geógrafos Brasileiros, no meu doutorado que ele orientou e em parcerias outras que tivemos desde então.
Downloads
Referências
Boltanski, Luc. Sociologia da crítica, instituições e ou novo modo de dominação gestionária. Sociologia & Antropologia, v. 3, n 6, p. 441–463, 2013.
Bourdieu, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Editora Bertrand Brasil, 1989.
Cruz, Valter Carmo. Dez lições para se pensar a Amazônia a partir da obra de Carlos Walter Porto-Gonçalves. No prelo.
Oliveira, Francisco. A metamorfose da arribaçã: fundo público e regulação autoritária na expansão econômica do Nordeste. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 27, p. 67-92, 1990.
Porto-Gonçalves, Carlos Walter. A Geografia está em crise: viva a Geografia! In R Moreira (ed) Geografia: Teoria e crítica—O saber posto em questão. Petrópolis: Vozes, 1982 [1978].
Porto-Gonçalves, Carlos Walter. Paixão da Terra: Ensaios Críticos de Ecologia e Geografia. Rio de Janeiro: Socii, 1984.
Porto-Gonçalves, Carlos Walter. Os (Des)caminhos do Meio Ambiente . São Paulo: Contexto, 1989
Porto-Gonçalves, Carlos Walter. Amazônia, Amazônia. São Paulo: Contexto, 2001.
Porto-Gonçalves, Carlos Walter. A Geograficidade do Social: uma contribuição para o debate metodológico sobre estudos de conflito e movimentos sociais na América Latina. Em J Seoane (ed) Movimentos sociais e conflitos na América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2003.
Porto-Gonçalves, Carlos Walter. De saberes e de territórios: diversidade e emancipação a partir da experiência Latino-Americano. In A E Ceceña (Org) De los saberes de la emancipación y de la dominación. Buenos Aires: CLACSO, 2004.
Porto-Gonçalves, Carlos Walter. Apresentação da edição em português. In E Lander (ed) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais—perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
Porto-Gonçalves, Carlos Walter. Relatório Técnico do projeto de pesquisa “A Geografia dos Conflitos Sociais na América Latina e no Caribe”. Niterói/Buenos Aires: CLACSO, 2006.
Porto-Gonçalves, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renato Emerson Nascimento dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.