CARTOGRAFANDO A AMAZÔNIA: MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DA COMUNIDADE TRÊS UNIDOS ATRAVÉS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.84853Resumo
Este estudo apresenta uma análise das potencialidades e desafios enfrentados pela comunidade indígena Três Unidos, na região amazônica. Utilizando geotecnologias e mapeamento participativo e colaborativo, o objetivo é destacar a realidade socioeconômica, cultural e ambiental da comunidade. A pesquisa foi desenvolvida com a participação ativa da comunidade, professores e alunos do Sesc Escola Cuiabá, em consonância com o tema da edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Cartografia. O foco está na Comunidade Indígena Três Unidos dos povos Kambebas, visando destacar sua biodiversidade, práticas culturais e desafios enfrentados. A participação na Olimpíada Brasileira de Cartografia foi fundamental para orientar o uso de técnicas de mapeamento, ampliando o alcance e a relevância da pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dayane Pricila Alves Godoi, Natalia Gomes de Souza, Nayon Eikow Horn Martins, Luis Guilherme de Oliveira Polla Soares, Izia Cristina Gonçalves da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.