METODOLOGIA PARA PRÉ-PROCESSAMENTO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.82947Resumo
A disseminação de dados altimétricos, através dos Modelos Digitais de Elevação (MDE), permitiu o avanço de diversas áreas científicas, mais especificamente a Geomorfometria. No entanto, o MDE pode apresentar ruídos, comprometendo os resultados finais. O presente artigo tem como objetivo propor uma metodologia para pré-processamento de MDE, que otimize o processo subsequente de geração de variáveis morfométricas. A metodologia proposta consistiu em: a) controle de qualidade altimétrica; b) preenchimento das depressões espúrias; e c) aplicação de filtros. Dentre os MDE avaliados, o NASADEM foi o que obteve melhor precisão altimétrica. O algoritmo Fill Sinks possibilitou melhor remoção de depressões espúrias e o filtro passa-baixa de mediana, com janela móvel de 7x7 pixels permitiu melhor identificação das formas de relevo da área de estudo. Os métodos se mostraram adequados para áreas de estudo que apresentem heterogeneidade geomorfológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jorge da Paixão Marques Filho, Sonia Maria Lima Silva, Vivian Castilho da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.