AS CRUZES NA SERRA DO LENHEIRO
SÍMBOLOS DE FÉ, TERRITORIZAÇÃO E CULTURA POPULAR NA REGIÃO DE SÃO JOÃO DEL-REI
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.82915Resumo
No contexto brasileiro, especialmente na região de São João del-Rei, em Minas Gerais, as cruzes são elementos marcantes na paisagem urbana e natural, carregando significados religiosos e culturais. Esse trabalho propôs a investigar as representações dessas cruzes da região, principalmente na área da Serra do Lenheiro, utilizando métodos como história oral e trabalho de campo para compreender as práticas e significados associados a esses símbolos. O objetivo não é apenas compreender, mas também valorizar as cruzes como expressões palpáveis de significados culturais e espirituais, contribuindo para a afirmação da identidade cultural da Serra do Lenheiro. Concluiu-se que as cruzes se revelam como elementos dinâmicos na paisagem, destacando sua significativa relevância para o ser humano. A presença das cruzes não apenas se destaca por suas diversas manifestações, mas também pelo desenvolvimento de uma prática e teoria mística que envolvem múltiplos núcleos espirituais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arlon Cândido Ferreira, Luiz Eduardo Panisset Travassos, Ulisses Passarelli , Ivair Gomes, Múcio do Amaral Figueiredo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.