GEOGRAFIA MÍTICA EM TORTO ARADO
UM DIÁLOGO COM DARDEL PARA UMA INTERPRETAÇÃO MÍTICA DA FAZENDA ÁGUA NEGRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.82888Resumo
Este artigo trouxe a Geografia Mítica de Dardel para dialogar com a fazenda Água Negra, local em que se desenrolou a trama do livro Torto Arado, de Itamar Vieira Junior. Ironicamente, quem habitava a fazenda não eram os seus donos, mas homens, mulheres e crianças que não só estavam nela, como eram a própria fazenda Água Negra, mesmo não tendo nenhum direito sobre ela. Em uma reportagem recente da região em que se desenrolou Torto Arado, vê-se que hoje se exerce muito mais uma Geografia Científica. Desse modo, para seus habitantes, a Terra não é mais um poder, apenas estão nela, não são mais parte dela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Mello Campos, Rosália Caldas Sanábio de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.