A CONTRIBUIÇÃO DA PESCA NA CONSTITUIÇÃO DE CABO FRIO COMO UMA CENTRALIDADE NA REDE URBANA FLUMINENSE
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.81150Resumo
O município de Cabo Frio, localizado na Região de Governo das Baixadas Litorâneas, é um dos principais destinos turísticos no estado do Rio de Janeiro, a grande maioria das pessoas são atraídas pelas suas praias. Este mesmo elemento natural, o mar, permite ao município exercer uma importante centralidade na rede produtiva fluminense, a pesca. Cabo Frio possui a quarta maior área pesqueira do estado, o que possibilita um fluxo de mercadorias entre demais localidades no território fluminense e outras Unidades da Federação. O artigo tem como objetivo principal de analisar a contribuição da atividade pesqueira no desenvolvimento de Cabo Frio como uma centralidade na rede urbana fluminense, para isso foi realizado um levantamento bibliográfico de autores e dados oficiais da União e estadual, o trabalho de campo permitiu a comprovação empírica. Propõem-se uma análise integrativa do quadro natural com o humano para o entendimento da dinâmica espacial local, visto que a pesca é uma apropriação direta da natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antonio Carlos Lessa da Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.