SEQUÊNCIA DIDÁTICA, A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO GEOGRÁFICA, COM VISTAS À VALORIZAÇÃO PATRIMONIAL DE UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.80311

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Situação geográfica, Raciocínio geográfico

Resumo

Considerando a premissa de que situações geográficas possibilitam aos sujeitos uma leitura refinada do mundo, apresentamos este estudo que se orientou a partir da seguinte questão: “Como uma sequência didática, desenvolvida a partir da ideia de situação geográfica, pode contribuir para a compreensão de patrimônio das ruínas de Cata Branca (MG)?”   O sítio arqueológico Mina de Cata Branca é uma área oportuna ao desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino básico. Trata-se de um espaço que abriga um conjunto de ruínas que testemunham uma época de exploração do ouro, mais particularmente no final do chamado ciclo do ouro. Objetiva-se a criação de uma metodologia que permita ao indivíduo, por meio do desenvolvimento do raciocínio geográfico, ler o patrimônio como uma possibilidade de revalorização dos espaços. Para atender ao principal objetivo deste trabalho descortina-se, num primeiro momento, os conceitos norteadores e teorias que subsidiam a construção da sequência didática. Em seguida, apresenta-se e descreve-se a proposta e os resultados esperados após a aplicação. Acredita-se que a metodologia criada tem o potencial de gerar uma reflexão acerca do valor das localidades enquanto patrimônio acionando os elementos de memória que compõem o espaço.

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Biografia do Autor

Wallace Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG. Bacharel em Direito, possui também licenciatura e bacharelado em Geografia. Integrou os grupos de pesquisa "LABVERDE" do Instituto Federal de Minas Gerais e "Meio Ambiente, Paisagem e Energia" da Escola Superior Dom Helder Câmara. Tem experiência no Terceiro Setor, nas áreas de Geografia e Direito, Educação Ambiental, Urbanismo, Patrimônio e Fotografia. Atualmente é líder de Projetos Socioambientais (BH-TEC GDI)

Fabio Soares de Oliveira , Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2006), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e doutorado (2011) em Ciências Naturais (Geologia Ambiental) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua nas áreas de Pedologia, Geomorfologia e Geoarqueologia. Possui interesses em pesquisas sobre gênese de solos; relação solo e paisagem; couraças ferruginosas (cangas) e aluminosas (bauxita), micromorfologia de solos; solos e relevos de ilhas oceânicas, solos da Antártica, solos antrópicos. Atualmente é professor da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista de produtividade do CNPQ. 

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Publicado

2025-08-12

Como Citar

AUGUSTA MELILO CARRIERI, Raquel; CARRIERI, Wallace Andrade Melilo; OLIVEIRA , Fabio Soares de. SEQUÊNCIA DIDÁTICA, A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO GEOGRÁFICA, COM VISTAS À VALORIZAÇÃO PATRIMONIAL DE UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 21, n. 2, p. 285–304, 2025. DOI: 10.12957/tamoios.2025.80311. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/80311. Acesso em: 23 set. 2025.

Edição

Seção

O Sentido das Coisas