EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA POR IMAGENS: AS FOTOGRAFIAS COMO POSSIBILIDADES PARA PENSAR RELAÇÕES ESPACIAIS COM CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.80137

Resumo

As fotografias, cada vez mais presentes em nosso cotidiano, nos mais diversos contextos, pode potencializar as leituras, a construção de conhecimentos, produção de pensamentos e imaginações geográficas sobre os lugares e o mundo que nos cerca. Nesse sentido, tendo em vista a importância das fotografias, bem como, da centralidade do conceito de lugar na educação geográfica, o objetivo deste trabalho é verificar as potencialidades das imagens fotográficas de lugares de vivência, a exemplo de bairros e comunidades, presentes em livros didáticos de Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental para abordar o conceito de lugar com esses estudantes. Para tanto, analisamos cinco conjuntos de fotografias de bairros e comunidades presentes nos livros didáticos de Geografia do 2º e 3º ano de uma das coleções aprovadas no PNLD de 2019, identificando limites e possibilidades para discutir sobre o lugar com e a partir delas. Por meio desse exercício, identificou-se a necessidade de problematizar essas fotografias presentes no contexto escolar de modo a promover discussões sobre os lugares e o mundo, entendendo-as como potencializadoras e criadoras de pensamento e imaginações geográficas e, portanto, para a educação geográfica.

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

PAULI, Marieli Maria. EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA POR IMAGENS: AS FOTOGRAFIAS COMO POSSIBILIDADES PARA PENSAR RELAÇÕES ESPACIAIS COM CRIANÇAS. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 20, n. 2, p. 127–145, 2024. DOI: 10.12957/tamoios.2024.80137. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/80137. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos