EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA POR IMAGENS: AS FOTOGRAFIAS COMO POSSIBILIDADES PARA PENSAR RELAÇÕES ESPACIAIS COM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.80137Resumo
As fotografias, cada vez mais presentes em nosso cotidiano, nos mais diversos contextos, pode potencializar as leituras, a construção de conhecimentos, produção de pensamentos e imaginações geográficas sobre os lugares e o mundo que nos cerca. Nesse sentido, tendo em vista a importância das fotografias, bem como, da centralidade do conceito de lugar na educação geográfica, o objetivo deste trabalho é verificar as potencialidades das imagens fotográficas de lugares de vivência, a exemplo de bairros e comunidades, presentes em livros didáticos de Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental para abordar o conceito de lugar com esses estudantes. Para tanto, analisamos cinco conjuntos de fotografias de bairros e comunidades presentes nos livros didáticos de Geografia do 2º e 3º ano de uma das coleções aprovadas no PNLD de 2019, identificando limites e possibilidades para discutir sobre o lugar com e a partir delas. Por meio desse exercício, identificou-se a necessidade de problematizar essas fotografias presentes no contexto escolar de modo a promover discussões sobre os lugares e o mundo, entendendo-as como potencializadoras e criadoras de pensamento e imaginações geográficas e, portanto, para a educação geográfica.
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