PODEMOS FALAR DE GEOGRAFIAS "PÓS-COLONIAIS" NA FRANÇA A PROPÓSITO DA GEOGRAFIA DOS CHAMADOS PAÍSES DO SUL?
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.78558Palavras-chave:
Estudos pós-coloniais, Geografia cultural e social, Países do Sul, Dominação, DesigualdadesResumo
Este texto é dedicado a uma análise do lugar das abordagens pós-coloniais na geografia francesa desde a década de 1990 até o período atual (final da década de 2010). Nele são identificados os pesquisadores em causa, em cujos trabalhoso lugar destas abordagens é limitado. No entanto, a abordagem pós-colonial, fundada na recusa de um olhar dominante e na denúncia de formas de injustiças nos países não ocidentais, é de fato muito difusa. A questão social está no centro de muitas obras. Além disso, a consideração de abordagens culturais e urbanas na geografia para esses espaços ditos do Sul enriquece muito os temas e abordagens de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-01-22 (2)
- 2024-01-18 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Catherine Fournet-Guerin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.