INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DO PARÂMETRO “SKIP DISTANCE” NA OBTENÇÃO SEMIAUTOMATIZADA DOS ELEMENTOS DO RELEVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.77873

Resumo

O presente tem por objetivo analisar e descrever os efeitos dos diferentes valores utilizados no parâmetro “skip distance” (s), sem mudança nas demais variáveis, para geração dos elementos de relevo (geomorphons) de forma semiautomatizada na Bacia Hidrográfica do Areal do Paredão (BHAP), Oeste do estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se MDE com resolução espacial de 30 metros, e o raio de busca (L) utilizado foi de 20 pixels. O skip distance (s) é o parâmetro testado no trabalho, neste foram efetuados processamentos com 0, 3, 5, 10 e 15 pixels. Observou-se que para a área em questão, a mudança do parâmetro skip distance (s) ocasiona em resultados com significativas diferenças, principalmente na representação de pequenas feições. Através disso, destaca-se que o valor do parâmetro “s” pode variar, o que é definido a partir das características e singularidades presentes na área de estudo, o que torna importante a prévia comparação com diferentes valores. O que torna necessário conciliar a escolha do valor ideal para o parâmetro através da análise entre MDE e a representação das características e fenômenos que se associam em toda a paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Da Rosa Soares, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Aluno do curso de graduação em Geografia-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria.

Giorge Gabriel Schnorr, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Aluno do curso de graduação em Geografia-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria.

Romario Trentin, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2025-02-02

Como Citar

DA ROSA SOARES, Marco Antônio; SCHNORR, Giorge Gabriel; TRENTIN, Romario. INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DO PARÂMETRO “SKIP DISTANCE” NA OBTENÇÃO SEMIAUTOMATIZADA DOS ELEMENTOS DO RELEVO. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 21, n. 1, 2025. DOI: 10.12957/tamoios.2025.77873. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/77873. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos