ANÁLISE ESPACIAL DA COVID-19 SUL DO BRASIL, 2020-2021
UM ESTUDO ECOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.77292Resumo
A pandemia da COVID-19 afetou drasticamente a América Latina e seus efeitos têm sido visualizados no âmbito da saúde, economia, político e social, exigindo aproximações estratégicas com os territórios, no sentido de verificar o quanto eles foram impactados. Buscou-se analisar a distribuição espacial dos casos de COVID-19 dentro e fora da faixa de fronteira do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo ecológico, baseado em dados disponibilizados pelas Secretarias de Saúde dos estados do Sul do país, entre os anos de 2020-2021. Foram calculadas as taxas de incidência e mortalidade, as quais foram analisadas estatisticamente para comparação das taxas e construção de modelos de regressão. Analisou-se a dependência espacial aplicando-se o índice de associação espacial global (Moran I) e Gi* para análise local. A análise espacial indicou autocorrelação espacial positiva com altas taxas concentradas inicialmente em área litorânea e posteriormente se deslocando para o interior e para a região de fronteira no ano de 2021. O estudo avança no conhecimento ao evidenciar o impacto da COVID-19 numa região com grande circulação e mobilidade de pessoas, o que fez com que a COVID-19 fosse um grande desafio para municípios e áreas fronteiriças.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ariane Larissa Silva Mangold, Ivaneliza Simionato de Assis, Helder Ferreira, Oscar Kenji Nihei, Denise Rissato, Ricardo Alexandre Arcêncio, Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho, Lígia Angélica Radis Steinmetz, Marcos Augusto Moraes Arcoverde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.