MAPEAMENTO TEMPORAL DA NEOPLASIA DE MAMA EM SÃO PAULO: INFLUÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19 E DETERMINANTES SOCIODEMOGRÁFICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.77161Resumo
A neoplasia de mama é a mais comum e com maior mortalidade em mulheres. Embora o Ministério da Saúde reúna um banco de dados nacional da doença, a caracterização da sua distribuição a nível municipal ainda requer ser explorada. Neste trabalho, propõe-se o mapeamento multitemporal da taxa de neoplasia de mama no Estado de São Paulo entre 2008 e 2021. Houve uma tendência de aumento nos casos de neoplasia de mama no período de 2008 a 2019, com alteração deste padrão a partir de 2020, com o início da pandemia por COVID-19. Mulheres com mais de 50 anos (Mann-Whitney Z = 259,996; p< 0,01), com maior nível de instrução escolar (Spearman ρ = 0,629; p < 0,001) e maior renda per capta (Spearman ρ = 0,743; p < 0,001) são as mais diagnosticadas. Constatou-se que há uma dependência espacial entre os 645 municípios paulistas quanto à taxa de neoplasia de mama no período investigado, sendo a São José do Rio Preto e Ribeirão Preto as duas regiões mais acometidas. Projetos de políticas púbicas que visem minimizar o quadro de neoplasia mamária no estado podem ser inicialmente aplicados, ou mesmo, intensificados, nas regiões que demostraram maior ocorrência da taxa desta doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Laura Baccaro, Mariany Souza, Ana Paula Favareto, Renata Rossi, Edmur Pugliesi, Ana Paula Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.