SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO ESTUDO DA EVOLUÇÃO DAS ILHAS DE CALOR DE SUPERFÍCIE NA CIDADE DO CRATO - CE
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.76870Resumo
O artigo teve por objetivo identificar as Ilhas de Calor de Superfície na cidade do Crato/CE em uma perspectiva espaço-temporal (1995-2019). Para isso utilizou-se imagens de satélite LANDSAT 5 e 8 para estimar a temperatura de superfície, e para o cálculo das Ilhas de Calor, adotou-se fórmulas a partir da quantificação dos pixels nas imagens, considerando diferentes cenários de acordo com a cobertura vegetal e ocupação. As mudanças observadas na série histórica evidenciaram que a temperatura de superfície se alterou ao longo do tempo estando associada às construções urbanas e retirada da cobertura vegetal. O mapeamento efetuado demonstrou ser capaz de identificar as áreas com as maiores transformações na cidade, possibilitando compreender a relação entre vegetação e a temperatura, sendo útil para projetos de planejamento.
Palavras-chave: Temperatura de Superfície. Ilhas de Calor. Ocupação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Maria Oliveira Silva, Vinicius Ferreira Luna, Joyce Ferreira Gomes, Marcelo de Oliveira Moura, José Lidemberg de Sousa Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.