MAGÉ-RJ E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA (EHCAI): UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DA ÓTICA GEOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.76528

Resumo

Nos últimos anos observou-se uma série de disputas curriculares, entre distintos agentes da sociedade, para definir prioridades sobre o que deveria ser ensinado na educação básica. Estas disputas resultaram em mudanças nos conteúdos a serem ministrados nas escolas municipais e estaduais. Diante deste contexto de transformação curricular e disputas, este artigo tem como objetivo analisar a criação e o currículo da disciplina de Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena (EHCAI), na educação básica do ensino do Município de Magé, no Estado do Rio de Janeiro sob a ótica da geografia. Para realizar esta análise foi adotado como campo metodológico a leitura de diferentes dispositivos legais que estruturam a criação da disciplina, entre eles a lei 10.639/03. O artigo foi dividido em três momentos analíticos: debate sobre currículo enquanto espaço de disputa e a Lei 10.639/03; a experiência de Magé com a implementação das disciplinas diversificadas no Ensino Fundamental II; e o currículo do EHCAI, apresentando limitações e potencialidades à luz de um campo geográfico. Como resultado percebeu-se que a disciplina dialoga, e até mesmo é análoga ao currículo da geografia, contudo, apresenta limitações no campo de discussões que não recobrem seu objetivo.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Machado da Rocha, B., & Correa, G. S. (2023). MAGÉ-RJ E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA (EHCAI): UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DA ÓTICA GEOGRÁFICA. Revista Tamoios, 19(2), 185–206. https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.76528

Edição

Seção

LEI 10.639/2003 - 20 ANOS