“UM NEGÃO DESSE TAMANHO”: cacos e currículos cotidianos na trajetória de um professor negro de geografia

Autores

  • Vinícius Hozana UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.76524

Resumo

Este artigo se constrói a partir de relatos da minha trajetória ao longo de 16 anos de experiência como professor de geografia nas escolas do estado do Rio de Janeiro. Tem o objetivo de dialogar sobre currículo e ensino de geografia na aplicação da lei 10.639/03. Minha escolha teórico metodológica baseia-se em três conceitos: cotidiano, currere e paradigma indiciário. Assim, venho trilhando meu caminho na escrita acadêmica ressaltando a importância de uma educação antirracista, das múltiplas possibilidades de compreensão e valorização da produção de saberes no cotidiano escolar. Diante disso, neste artigo abordo a impossibilidade de controle do currículo, e a mudança de ótica na observação dos diversos imprevistos que permeiam nosso dia a dia, para que possamos vislumbrar parte da riqueza presente no cotidiano escolar, manifestando-se através da heterogeneidade presente nas escolas. As temáticas abordadas parecem funcionar como gatilhos, rizomas que acionam experiências e saberes dos estudantes e professores, muitas vezes levando as reflexões e os debates para caminhos bem distantes do tema. Ao navegar em um rio anastomosado, muitos são os caminhos para percorrer da nascente a foz. Nos cotidianos os sujeitos estão sempre presentes e o racismo e suas diversas manifestações também.

 

Palavras-chave: Racismo, Estudos do cotidiano, Educação, Antirracista, Geografia.

Biografia do Autor

Vinícius Hozana, UNIRIO

Professor da Rede Municipal e da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de pesquisa Conversas com Currículos nos Cotidianos das Universidadescolas (CONCU/UNIRIO). Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, sob orientação da Professora Doutora Maria Luiza Süssekind, onde também fez seu mestrado. Geógrafo e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem Especialização  em Ensino de Geografia pelo Curso de Especialização, Saberes e Práticas da Educação Básica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CESPEB/UFRJ). Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Currículos, Estudos do Cotidiano e Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Hozana, V. (2023). “UM NEGÃO DESSE TAMANHO”: cacos e currículos cotidianos na trajetória de um professor negro de geografia. Revista Tamoios, 19(2), 168–184. https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.76524

Edição

Seção

LEI 10.639/2003 - 20 ANOS