20 ANOS DA LEI 10.639/2003: IMPACTOS NA PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA EM PRÉ-VESTIBULARES POPULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.76517

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a importância da Lei 10.639/2003, 20 anos após sua aprovação, no combate ao racismo na educação e na sociedade brasileira. Nessa perspectiva, destacaremos o seu papel fundamental na transformação de currículos e abordagens de ensino de Geografia, tendo como foco de análise, o movimento dos cursos Pré-Vestibulares Populares como atores essenciais na luta pela democratização do acesso ao ensino superior. Faremos uma contextualização da Lei 10.639/2003, sua origem e objetivos com base nas obras de Santos (2005), Gomes (2017) entre outros. Em seguida, abordaremos o importante papel dos Cursos Pré-Vestibulares Populares (PVPs) como agentes fundamentais nas lutas pela construção de uma sociedade antirracista e pela defesa da Educação. Para isso utilizamos estudos de autores como Santos (2006) e Vasconcelos (2015). Por fim, estabeleceremos paralelos entre as contribuições da implementação da Lei 10.639 e o movimento dos Pré-Vestibulares Populares no contexto da luta por uma educação antirracista, com ênfase nos impactos no ensino de Geografia.

Biografia do Autor

André Tinoco de Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. FFP -Faculdade de Formação de Professores. DGEO - Departamento de Geografia

Professor - Departamento de Geografia. Área: Ensino de Geografia.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Tinoco de Vasconcelos, A. (2023). 20 ANOS DA LEI 10.639/2003: IMPACTOS NA PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA EM PRÉ-VESTIBULARES POPULARES. Revista Tamoios, 19(2), 156–167. https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.76517

Edição

Seção

LEI 10.639/2003 - 20 ANOS