ATIVISMOS, MOVIMENTOS SOCAIS E AÇÕES COLETIVAS NA ZONA OESTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO SOBRE OS COLETIVOS QUE SE ORGANIZAM EM ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA DO TIPO CASA.

Autores

  • Rosilaine Souza de Araújo Silva Secretaria Municipal de Educação - SME/RJ Secretaria Estadual de Educação SEEDUC/RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.76169

Palavras-chave:

Movimentos sociais, coletivos, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a organização de ativismos, movimentos sociais e ações coletivas na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, por um lado a partir do resgate teórico sobre o conceito de movimentos sociais e, por outro aspecto, entender a organização de coletivos de resistência cultural que se localizam na periferia da cidade do Rio de Janeiro com pautas identitárias e culturais (mulheres, negros, LGBTQI+).

Biografia do Autor

Rosilaine Souza de Araújo Silva, Secretaria Municipal de Educação - SME/RJ Secretaria Estadual de Educação SEEDUC/RJ

Professora de Geografia nas redes municipal e estadual do Rio de Janeiro. Mestra em Planejamento Urbano e Ambiental pela UFF.

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Silva, R. S. de A. (2023). ATIVISMOS, MOVIMENTOS SOCAIS E AÇÕES COLETIVAS NA ZONA OESTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO SOBRE OS COLETIVOS QUE SE ORGANIZAM EM ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA DO TIPO CASA. Revista Tamoios, 19(2), 118–134. https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.76169

Edição

Seção

GT SIMPURB - Território, Conflito e Ativismos Sociais Urbanos