O MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL E O USO DO CINEMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PROVOCANDO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.7460Resumo
O uso do cinema emsala de aula não é novidade, mas mesmo sendo utilizado há algum tempo isso nãosignifica que é sempre apropriado corretamente. Muitos professores adotam esterecurso de forma irresponsável, apenas como uma alternativa por não terpreparado a aula ou como “passa tempo”. No entanto, apesar de alguns problemasna utilização deste recurso, ele apresenta potencial enriquecedor da relaçãoensino aprendizagem. Neste sentido, também há professores que utilizam o cinemacomo um importante recurso que pode mediar as aulas de geografia e torná-lasmais interessantes. O cinema, assimcomo outro recurso didático, deve ser trabalhado como muita responsabilidade,visto que atualmente ele é um importante formador de opiniões. No mundo atual adifusão de informações está cada vez mais intensa, mas isso não garante afidelidade dos dados transmitidos. Sendo assim, é fundamental auxiliar osalunos na leitura de tal recurso. Analisar filmes em aula pode promover umaleitura menos superficial do mundo e garantir um avanço no processo deconstrução de conceitos geográficos. Palavras chave: cinema,ensino de geografia, aprendizagem, meio técnico científico informacional.Downloads
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Publicado
2014-07-22
Como Citar
OLIVEIRA, Prissilla Mello de. O MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL E O USO DO CINEMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PROVOCANDO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 10, n. 1, 2014. DOI: 10.12957/tamoios.2014.7460. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/7460. Acesso em: 1 maio. 2025.
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Artigos
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