ANÁLISE MULTITEMPORAL DA COBERTURA VEGETAL EM ASSENTAMENTOS RURAIS NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO, MATO GROSSO DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.71168Resumen
A implantação de assentamentos rurais em áreas consideradas devolutas e improdutivas criam expectativas de desenvolvimento econômico e social, a partir de práticas de agricultura familiar. Entretanto, a questão ambiental muitas vezes não é adequadamente mensurada e tais processos podem ocorrer causando os mesmos problemas encontrados nas práticas agropecuárias tradicionais. O presente estudo objetivou avaliar as mudanças ocorridas na paisagem em dois assentamentos rurais (São Manoel e Monjolinho), localizados no município de Anastácio, Mato Grosso do Sul, por meio da análise da cobertura vegetal e uso da superfície da bacia entre os anos de 1986 e 2019. Os resultados indicaram que ocorreu uma redução contínua nas áreas de Floresta Estacional, restritas a menos de 21% no assentamento São Manoel e 28%, assentamento Monjolinho, com o avanço da classe de pastagens e a criação de gado, além da perda de recursos hídricos. Ao final, a implantação de projetos de assentamentos em áreas de vegetação nativa preservada indica que a questão social pode se sobrepor a questão ambiental e que a manutenção da biodiversidade ambiental não é um fator a ser levado em consideração, nesta situação.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ademir Kleber Morbeck Oliveira, Katiúcia Oliskovicz, Jorge Souza Pinto, José Carlos Pina, Rosemary Matias

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.