AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA ATIVIDADE ESTROGÊNICA EM ALGUMAS PRAIAS DA ENSEADA DE JURUJUBA NO ANO DE 2012 E NO ANO DE 2016 E POTENCIAIS RISCOS PARA SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL

Autores

  • Marilia Teresa Lima Nascimento Universidade Federal Fluminense
  • Ana Dalva de Oliveira Santos Universidade Federal Fluminense
  • Rejany Ferreira dos Santos Fundação Oswaldo Cruz
  • Danieli Lima da Cunha Universidade Federal Fluminense
  • Alex da Silva de Freitas Universidade Federal Fluminense
  • Estefan Monteiro da Fonseca Universidade Federal Fluminense
  • Daniele Maia Bila Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • José Antônio Baptista Neto Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.68090

Resumo

Ambientes costeiros são muito afetados por diversos poluentes. Substâncias com potenciais estrogênicos causam efeitos adversos mesmo em baixas concentrações da ordem de µg L-1 e ng L-1. Em humanos, entre os riscos associados estão: cânceres, ovários policísticos, redução na quantidade de esperma, resistência bacteriana, entre outros. Em animais, masculinização, feminização, condições de intersex e até extinção da espécie. O objetivo deste estudo é comparar os resultados obtidos na avaliação da atividade estrogênica nos anos de 2012 e 2016 nas praias de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva. Na metodologia foram realizados: ensaio in vitro Yeast Estrogen Screen (YES), com levedura de Saccharomyces; toxicidade aguda com a bactéria Vibrio fischeri e os parâmetros físico-químicos. Em 2012 a atividade estrogênica em E2-EQ variou de não detectada (ND) a 3,2 ng L-1 e em 2016 de 72,0 - 77,8 ng L-1. A toxicidade aguda não foi observada e os parâmetros físico-químicos, apresentaram-se dentro dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira. O significativo aumento da atividade estrogênica quatro anos após a primeira análise, aponta para graves impactos e potenciais riscos ambientais, tanto para a biota quanto para a saúde dos indivíduos que usufruem destas praias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

NASCIMENTO, Marilia Teresa Lima; SANTOS, Ana Dalva de Oliveira; DOS SANTOS, Rejany Ferreira; DA CUNHA, Danieli Lima; DE FREITAS, Alex da Silva; DA FONSECA, Estefan Monteiro; BILA, Daniele Maia; BAPTISTA NETO, José Antônio. AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA ATIVIDADE ESTROGÊNICA EM ALGUMAS PRAIAS DA ENSEADA DE JURUJUBA NO ANO DE 2012 E NO ANO DE 2016 E POTENCIAIS RISCOS PARA SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 20, n. 2, p. 216–230, 2024. DOI: 10.12957/tamoios.2024.68090. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/68090. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)