A PAISAGEM ENTRE O PRÓXIMO E O DISTANTE: IMAGENS E AROMAS NO SETOR DOS VENDEDORES DE CHEIRO NO VER-O-PESO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.68051Resumo
Em face ao entendimento da paisagem enquanto experiência que se associa a um arranjo de elementos e a suas dimensões culturais, sociais e sensoriais, e visando ressaltar o papel dos sujeitos como atores na organização desse arranjo, o presente trabalho se propõe a analisar a relação entre as dimensões olfativa e imagética da paisagem do Setor de Ervas do mercado do Ver-o-Peso, em Belém do Pará. Partindo principalmente da interlocução com os erveiros, busca-se estabelecer um diálogo entre práticas, rituais, suas simbologias e a sensorialidade singular que participa da unidade da paisagem. Os aromas, associados às imagens e aos rituais adquirem uma importância situada e sugerem uma forma de ocupar o espaço que parte do contato do espectador com este arranjo da paisagem. Busca-se, então, trazer uma discussão de escala e de sensorialidade ao conceito de paisagem dentro da geografia a partir do enquadramento do Setor de Ervas do Ver-o-Peso enquanto tal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-01-18
Como Citar
LEAL RIOS, Gabriela. A PAISAGEM ENTRE O PRÓXIMO E O DISTANTE: IMAGENS E AROMAS NO SETOR DOS VENDEDORES DE CHEIRO NO VER-O-PESO. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.12957/tamoios.2024.68051. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/68051. Acesso em: 27 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriela Leal Rios

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.