O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO REMOTO: COMO ESTAGIAR EM TEMPO DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.67508

Resumo

A implementação do ensino remoto ocasionado pela pandemia da covid-19 trouxe novos desafios na formação docente, refletindo diretamente no desenvolvimento dos estágios supervisionados. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo compreender quais foram as dificuldades e possibilidades observadas pelos alunos-estagiários e docentes dos estágios supervisionados em Geografia II e III do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I. A metodologia adotada é a qualitativa, do tipo estudo de caso. Quanto aos objetivos, a pesquisa é de caráter descritivo. Para alcançar os objetivos propostos, foi aplicado um questionário estruturado com 26 questões, sendo 17 questões abertas e nove de múltipla escolha junto aos estagiários, além de um questionário estruturado para os quatro docentes do Ensino Superior, com 12 questões abertas a fim de identificar informações referentes ao desenvolvimento do estágio. Como resultados, constatou-se que, com a pandemia da covid-19, a interação estagiário-aluno e, em alguns casos estagiário-professor, ficou bastante restrita, conforme relatado pelos pesquisados. Ademais, vale ressaltar a importância da inserção do uso das ferramentas tecnológicas pelo professor a fim de mediar o processo educativo desde a formação inicial, o que ainda está muito distante da realidade de grande parte dos cursos de licenciaturas no Brasil.

Biografia do Autor

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP)

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Geografia e Pesquisa pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). Bolsista da CAPES/PROEX.

Raimundo da Paz Sobrinho, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professor Assistente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Piauí, campus Clóvis Moura (UESPI/CCM).

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Leite dos Santos, A. F., & Sobrinho, R. da P. (2023). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO REMOTO: COMO ESTAGIAR EM TEMPO DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL?. Revista Tamoios, 19(2), 242–264. https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.67508

Edição

Seção

Artigos