O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO REMOTO: COMO ESTAGIAR EM TEMPO DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL?
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.67508Resumo
A implementação do ensino remoto ocasionado pela pandemia da covid-19 trouxe novos desafios na formação docente, refletindo diretamente no desenvolvimento dos estágios supervisionados. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo compreender quais foram as dificuldades e possibilidades observadas pelos alunos-estagiários e docentes dos estágios supervisionados em Geografia II e III do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I. A metodologia adotada é a qualitativa, do tipo estudo de caso. Quanto aos objetivos, a pesquisa é de caráter descritivo. Para alcançar os objetivos propostos, foi aplicado um questionário estruturado com 26 questões, sendo 17 questões abertas e nove de múltipla escolha junto aos estagiários, além de um questionário estruturado para os quatro docentes do Ensino Superior, com 12 questões abertas a fim de identificar informações referentes ao desenvolvimento do estágio. Como resultados, constatou-se que, com a pandemia da covid-19, a interação estagiário-aluno e, em alguns casos estagiário-professor, ficou bastante restrita, conforme relatado pelos pesquisados. Ademais, vale ressaltar a importância da inserção do uso das ferramentas tecnológicas pelo professor a fim de mediar o processo educativo desde a formação inicial, o que ainda está muito distante da realidade de grande parte dos cursos de licenciaturas no Brasil.
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