"MARINA, VAMOS VIAJAR?" JOGO EDUCATIVO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.66065Resumo
O presente artigo foi elaborado através das oportunidades geradas pelo avanço e inovação da tecnologia acerca de sua utilização em sala de aula no formato da gamificação e dos jogos educativos. Nesse sentido, foi identificada a necessidade de propor o desenvolvimento de um jogo interdisciplinar nas disciplinas de História e Geografia no Ensino Fundamental para crianças de 6 a 10 a anos de idade. A proposta se deu no desenvolvimento de um jogo educativo intitulado “Marina, vamos viajar?”, que oferece por meio de desafios lúdicos estímulos à busca de informações e conhecimentos a respeito de diversos aspectos da construção do território brasileiro, da sua população e sua história. A proposta se justifica pela flexibilidade e mobilidade de sua utilização, uma vez que o jogo poderá ser utilizado tanto em sala de aula, quanto em casa, com o aluno estando próximo dos pais, amigos e outros familiares, facilitando o processo de aprendizagem de forma lúdica e ampliada. Considera-se que ao utilizar o jogo como parte da didática no processo de ensino, este se torna um facilitador na consolidação dos conteúdos estudados de forma divertida, criativa, e possibilita que alunos se sintam agentes ativos da sua própria aprendizagemDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-07-26
Como Citar
ROSA, Anderson Aparecido; OLIVEIRA, João Ricardo; SANTOS, Vanessa Matos dos; LOPES, Renato de Aquino. "MARINA, VAMOS VIAJAR?" JOGO EDUCATIVO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 19, n. 2, p. 225–241, 2023. DOI: 10.12957/tamoios.2023.66065. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/66065. Acesso em: 23 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.