PRESENÇA/ AUSÊNCIA DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.65236

Resumo

Esta é uma reflexão sobre os conteúdos referentes aos povos nativos presentes nos livros didáticos de Geografia, no intuito de identificar se apontam caminhos para uma abordagem intercultural que leve reflexões sobre geografias indígenas, suas lutas sociais, suas cosmologias e permanentes estratégias de resistência. Ao analisar experiências no Brasil e América Latina reconhecemos que desde as últimas décadas do século XX houveram diversos avanços em termos de promoção de uma educação intercultural em contextos indígenas e não-indígenas, a partir de produção de materiais didáticos, incremento de uma educação bilíngue, esforços para registro das línguas maternas e marcos legais como a lei nº 11645/2008 no contexto da Educação Básica. Porém, como destaca Crisóstomo (2012) e Chirif (1997), muitas vezes as políticas interculturais supõe apenas que os indígenas se interculturalizem-se, isto é, aprendem a língua e as formas de organizar o conhecimento hegemônicas para os outros setores do país, sem que estes tenham que realizar o processo recíproco. Neste sentido interessa-nos investigar como as temáticas indígenas aparecem em livros didáticos de geografia utilizados em escolas de Rio Branco/Acre, destacando a importância de olhar e ouvir as vozes dos pensadores indígenas.

Biografia do Autor

Julia Lobato Pinto de Moura, Universidade Federal do Acre

Doutoranda em letras: linguagem e Identidade (UFAC/2019), Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre, na área de Geografia Humana e Ensino de Geografia, desde 2012, desenvolve atividades de pesquisa e extensão nas áreas de ensino, linguagens e geografia cultural. Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2016) e Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008).

Maria de Jesus Morais, Universidade Federal do Acre

Professora do curso de Geografia e, dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado em Geografia e Mestrado e Doutorado em Letras: Linguagem e Identidade/Universidade Federal do Acre – UFAC, Rio Branco, Acre, Brasil.

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Publicado

2023-01-30

Como Citar

Moura, J. L. P. de, & Morais, M. de J. (2023). PRESENÇA/ AUSÊNCIA DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO. Revista Tamoios, 19(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.65236

Edição

Seção

O Sentido das Coisas