TÃO PRÓXIMAS E TÃO DISTANTES: CLASSES SOCIAIS E A APREENSÃO DA COMPLEXIDADE SOCIAL BRASILEIRA
Resumen
As incertezas que marcam o atual quadro de mudanças nas sociedades ocidentais têm levado a severos questionamentos sobre a potencialidade analítica de formulações que tratam a formação de classes como elemento central à compreensão da organização e das transformações destas sociedades. Neste artigo, analisam-se alguns aspectos do pensamento do historiador E. P. Thompson sobre a formação de classes, bem como de autores brasileiros de perspectiva marxista sobre nossa realidade. Busca-se evidenciar que, nesta perspectiva, existem interpretações de grande fecundidade na apreensão de complexos aspectos de nossa organização social.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-07-02
Cómo citar
ALGEBAILE, Eveline Bertino. TÃO PRÓXIMAS E TÃO DISTANTES: CLASSES SOCIAIS E A APREENSÃO DA COMPLEXIDADE SOCIAL BRASILEIRA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/647. Acesso em: 1 may. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.