LER O ESPAÇO PARA COMPREENDER O MUNDO: ALGUMAS NOTAS SOBRE A FUNÇÃO ALFABETIZADORA DA GEOGRAFIA

Autores/as

  • Carmen Lúcia Vidal Perez

Resumen

Pensar o ensino de Geografia nas séries iniciais a partir de sua função alfabetizadora é procurar resgatar o seu próprio objeto – o espaço –, inserindo-o em uma perspectiva teórica que articula a leitura da palavra à leitura do mundo. Tal abordagem nos possibilita pensar alfabetização e Geografia, através de uma articulação teórica que, sem cair na tentação do álibi do conteúdo ou na armadilha do método, aponte para uma construção epistemológica.


Palavras-chave: espaço, leitura, Geografia, pedagogia, mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-07-02

Cómo citar

PEREZ, Carmen Lúcia Vidal. LER O ESPAÇO PARA COMPREENDER O MUNDO: ALGUMAS NOTAS SOBRE A FUNÇÃO ALFABETIZADORA DA GEOGRAFIA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/646. Acesso em: 22 may. 2025.